Primeiro ponto de apoio para caminhoneiros do Brasil

​ANTT apresenta projeto do primeiro ponto de apoio para caminhoneiros do país

Modelo, que será implementado no km 145 da BR-116/SC/PR, deverá servir de referência para todas as rodovias concedidas do país
O primeiro ponto de apoio para caminhoneiros do país será instalado no km 145 da BR-116, entre Santa Catarina e o Paraná. A estrutura, que servirá de modelo para outras rodovias pedagiadas do Brasil, cumprirá todos os requisitos definidos em uma portaria do Ministério do Trabalho e Emprego (944/15), publicada em julho desse ano, com o objetivo de garantir condições de segurança e conforto aos trabalhadores.

O projeto, apresentado pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) nesta quarta-feira (28), foi desenvolvido pelo Grupo Arteris, responsável pela concessionária Autopista Planalto Sul, que administra a BR-116/SC/PR. A implantação ocorrerá em uma área de 120 mil metros quadrados. Quando estiver pronto, o ponto de apoio terá 126 vagas para estacionamento de caminhões, cozinha, área de descanso, sala de jogos, sala de treinamento, área para transbordo de cargas perigosas, consultórios médicos e odontológicos, barbearia, espaço masculino e espaço feminino, banheiros e chuveiros e área de amamentação. Haverá, ainda, segurança com guarita e controle na entrada e saída de caminhões.

“Esse projeto dará dignidade ao motorista, fará com que ele tenha mais qualidade de vida. Também dará às empresas, que investem no seu patrimônio, a certeza de que, na estrada, haverá um local adequado para que o caminhão e o trabalhador estejam protegidos”, destaca o presidente da Fetrancesc (Federação das Empresas de Transportes e Logística de Santa Catarina) e vice-presidente da Seção de Cargas da CNT (Confederação Nacional do Transporte), Pedro de Oliveira Lopes. A concepção do ponto de parada, segundo ele, começou a ser pensada em 2009 e incluiu consultas a caminhoneiros, a fim de compreender as principais necessidades desses profissionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Quem viu também navegou por: